terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Minas de prospecção mineral em Catalão são destaque na imprensa mundial

Deise Bastos Pasquarelli
para o Diário de Catalão 2010



Site WikiLeaks, fonte de segredos na web,  revela ao mundo o que os EUA entendem como “locais estratégicos”. Estamos na lista.

De acordo com o site mais acessado nos últimos dias por revelar documentos “secretos”, um memorando de Hillary Clinton com data de fevereiro de 2009 esboça 300 endereços mundiais que, segundo ela, detêm poder e são extremamente importantes estrategicamente. A perda do “controle destes locais” ameaçaria os Estados Unidos nos aspectos da economia e saúde pública, registrou a atual secretária de Estado do governo Obama. 
Os recursos naturais brasileiros são considerados "vitais" para a segurança nacional americana. Hillary recomendaria neste documento, que todas as embaixadas produzissem uma lista com  pontos críticos de infraestrutura e recursos-chave em cada país.
No Brasil, os locais relacionados foram: dois cabos submarinos de telecomunicação em Fortaleza (CE) e um no Rio de Janeiro, as minas de minério de ferro e manganês da multinacional Rio Tinto - que hoje pertencem à Vale -, e as minas de nióbio de Araxá (MG) e Catalão (GO). Na lista, as reservas do pré-sal e os recursos biológicos da Amazônia, ficaram de fora.
Nióbio
 O Brasil tem 98% das reservas mundiais exploráveis de nióbio, metal usado em ligas de grande resistência, matéria-prima para cápsulas espaciais, mísseis, foguetes, reatores nucleares e semicondutores. O produto é tido como fundamental para a indústria bélica e espacial dos EUA, que importa do Brasil até 87% do nióbio de que necessita. A mina de Araxá seria responsável por 75% de todas as reservas mundiais do metal.
Em Catalão
O  Grupo Anglo American é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão (nióbio) e Copebrás (fosfatados).  Os ativos de Nióbio e Fosfato foram colocados à venda pelo Grupo  em outubro passado, mas as operações seguem normalmente, como podemos acompanhar no dia a dia de Catalão e de Ouvidor.
No Mundo
Os diplomatas americanos listaram também pontos de eventuais estrangulamentos no fornecimento de suprimentos usando como base três critérios: ligações físicas diretas (gasodutos, oleodutos, cabos de telecomunicações e pontes perto da fronteira americana), produtos e serviços controlados por outros países (matérias-primas essenciais para a indústria dos EUA) e locais de passagem fundamentais para comércio mundial (como o Canal do Panamá e os Estreitos de Ormuz. Gibraltar e Malaca).
Completam esta lista usinas hidrelétricas próximas do território americano, localizadas no México e no Canadá, que são importantes para o fornecimento de energia do país. Outros recursos naturais relacionados são a exploração de zinco no Peru, a de cobre no Chile, a de cobalto no Congo e de bauxita em Guiné, assim como a usina de Abqaiq, na Arábia Saudita, maior centro de processamento de petróleo do planeta, e o entroncamento de gasodutos em Nadym, no oeste da Sibéria, que é descrito como o mais "crucial do mundo".
O chamado inventário secreto deveria ter atualização anual dos locais fora dos EUA cuja perda afetaria  a "saúde pública do país", principalmente diante do temor de epidemias e ataques de bioterrorismo.

Por isso, a lista inclui desde uma fábrica de soro antiofídico na Austrália até uma indústria de insulina na Dinamarca. Há ainda laboratórios farmacêuticos na Espanha, França e na Suíça - a Roche, que produz o Tamiflu, usado para combater a gripe suína, também foi incluída na relação.




corte do ferronióbio na Mineração Catalão em Goiás.Permitida reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário